RESPIRAÇÃO

Todos os dias de forma constante na nossa vida, fazemos algo essencial para a nossa sobrevivência, que ao tomarmos consciência desse acto, deveríamos desfrutá-lo e ser gratos pelo mesmo: a respiração.

O acto de respirar embora aparentemente banal, é essêncial para trazer oxigénio às células do nosso corpo. Porém a forma como respiramos pode fazer toda a diferença na nossa vida. Dúvida?

Se treina com regularidade certamente dir-lhe-ão, dependendo do exercício, que se foque na respiração, de acordo com o movimento que está a fazer. Mesmo a nível de saúde a sua respiração muda conforme a sua disposição.

De facto. focar na sua respiração, pode ajudar imenso a sua saúde e mudar mesmo a forma como pensa no imediato. Pode fazer a diferença entre dar uma resposta "acesa" e agravar um conflito, ou ter o controlo na altura certa abrandar a situação. Pode fazer a diferença entre tomar as decisões certas, no momento certo, o agir ou não agir, na altura certa. Permite também melhorar a sua saúde, uma vez que todas as células do seu corpo ficam oxigenadas. E, felizmente, está acessível a todos, em  qualquer hora e qualquer lugar!


O PODER DA RESPIRAÇÃO NO SEU DIA A DIA

Prestando Atenção à Sua Respiração:

Tire uns minutinhos do seu dia (pelo menos 5!) para prestar atenção à sua respiração. Faça o de forma descontraída e natural, com tempo e sem pensar em horários.

Procure inspirar pelo nariz e quando inspira, permita que o seu abdomen se eleve. Ao expirar, pode fazê-lo pelo nariz ou pela boca, deixe que o seu abdomen se contraia suavemente. Para ajudar neste acto de respiração consciente, pode colocar a mão na sua barriga, sendo que no acto de inspirar, deverá verificar que a sua mão sobe na medida em que a sua barriga se eleva e, ao expirar, a sua mão desce com a sua barriga.

A cada inspiração sinta o ar entrar no seu corpo nutrindo todas as suas células, a cada expiração sinta o ar saíndo levando com ele todas as toxinas que não interessam ao seu corpo. Sinta-se grato(a) pela sua capacidade de respirar.


Em Momentos de Ansiedade, Conflito, ou Stress:

Quando se sentir ansioso(a) respire fundo. Inspire pelo nariz e prenda o ar por cerca de 10 segundos e depois expire pela boca. Procure encher bem os seus pulmões de  ar e ao expirar, faça-o lentamente, deixando que o ar saia lentamente pela boca. Repita este processo e procure manter toda a sua atenção e foco na sua respiração.
Verá que se sentirá mais calmo(a) e vai ajudá-lo(a) no controlo da sua ansiedade e emoções.


Na Meditação:

Sabemos que, especialmente para quem se está a iniciar na meditação, um dos grandes desafios é "calar a mente", condição essencial para que se atinjam os benefícios da prática. Porém, é perfeitamente normal para quem se está a iniciar, ou mesmo para os mais experientes num dia díficil, fazer com que a mente fique quieta.

Um dos segredos do sucesso na prática da meditação reside precisamente no acto de respirar. Quando a mente o(a) tentar desviar do seu momento de prática, mantenha-se focado(a) na sua respiração. Inspire fundo enchendo os pulmões de ar, prenda o ar durante um ou 2 segundos e depois expire suave e lentamente pela boca, deixando o ar saindo suavemente pelos seus lábios. Centre sempre o foco na respiração na medida que sentir que a sua mente o(a) desvia do caminho!


Respirar bem:

Dependendo dos momentos, pode expirar pela boca, mas deverá sempre inspirar pelo nariz. O nariz limpa o ar de poeiras e impurezas exteriores, impedindo-as de entrar no seu organismo. Procure fazê-lo pelo diafragma, prestando atenção tal como anteriormente referido, à sua barriga, que deverá expandir-se quando inspira e deverá 
encolher se quando expira.

Dê mais atenção à sua respiração e pratique estes pequenos exercícios que lhe proponho. Acredite que fará uma grande diferença na sua vida!